120 anos do jornal A Tribuna

por Luiz Sérgio Moura seviradesign.blogspot.com.br

O jornal A Tribuna completa hoje 120 anos de circulação. Recebi a missão de criar o caderno alusivo à data. Foram 10 dias praticamente somente nisso, na diagramação das 80 páginas que contam a história do sétimo mais antigo jornal em atividade do Brasil.

Vou explicar aqui um pouco do procurei fazer ao criar o projeto gráfico desse caderno. A ideia, desde o início, foi o de fazer um caderno elegante, arejado, leve. E, acho que esse objetivo foi atingido.

O caderno foi dividido em duas partes: a primeira, a histórica. Esse período foi separado por décadas, formando as 12 de vida do jornal.

A segunda parte, é a parte mais atual, mostrando os outros veículos do grupo, entrevistas com diretores e autoridades, artigos, o dia a dia do jornal, desde de a primeira reunião de pauta até a chegada dos exemplares nas bancas.


Bom, na primeira parte, a parte histórica, resolvi criar dois recursos visuais para direcionar o leitor. No alto, um vinheta contendo as 12 décadas de existência do jornal.  A década em questão é destacada com cor e com um corpo maior. As demais, ficam quase que descoloridas. Para iniciar o leitor, uma linha fina, um pequeno enunciado na primeira página de cada capítulo. Com isso, a ideia foi a der movimento ao jornal, como se o leitor estivesse navegando pelas décadas.



Outro recurso que optei foi por usar uma tipologia da época (ou pelo menos parecida). Com isso, cada capítulo, cada década, tem uma tipologia própria, o que serve para situar melhor o leitor no período retratado pela reportagem.




Ainda nesse capítulo, foram criados quadros com textos referentes aos acontecimentos na cidade e na região. Neste recurso, apliquei o título dos quadrinhos em placas de bronze, muito usadas nos anos antigos e, as imagens que ilustram esse quadro, usei-as como se fossem ilustrações feitas com bico de pena, estilo bastante utilizado nos antigos jornais.


Ainda seguindo essa linha de raciocínio, nas ilustras dos quadros das décadas mais próximas,  substitui o bico de pena pela estampa, aquele desenho mais grosso, mais característico de algumas décadas do jornalismo impresso.


Saindo desse primeiro capítulo, o das décadas históricas, entramos no período mais atual, na fase de contar o dia a dia do jornal, das entrevistas e dos depoimentos de diretores e autoridades.
Nesse tema, revelado os grandes nomes que escreveram nas paginas do jornal, (como por exemplo, Monteiro Lobato), os prêmios conquistados pelas equipes de reportagem, as capas históricas, os demais veículos do grupo, o dia a dia da Redação.

E para contar esse tema, optei por atualizar o projeto, usando mais cores e elementos, como backgrounds.



Nas entrevistas, por serem textos mais extensos, utilizei espaços em branco para dar leveza e arejada nas páginas. Esse recurso também foi aplicado nos artigos, como por exemplo, o do governador Geraldo Alckmin.



Por último, ficou a capa do caderno. A ideia era usar algo do antigo e do novo, fazendo uma fusão. Fiz três modelos e, no aprovado, usamos imagens que foram publicadas nas páginas do jornal tendo, como fundo, a capa do primeiro exemplar de A Tribuna, de 1894 e, uma mais recente, dando enfase para os logotipos.




Abaixo, algumas páginas do caderno em comemoração aos 120 anos do jornal A Tribuna.














Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!

POPULARES